Guará: Vaticano recebe processo de beatificação de Madre Maria

01-06-2011 16:07

Guará: Vaticano recebe processo de beatificação de Madre Maria

Religiosa viveu em Guaratinguetá e pode ter o reconhecimento da Igreja Católica
O Vale do Paraíba tem mais uma candidata a santa. O Vaticano recebeu o processo de beatificação de Madre Maria de Lourdes de Santa Rosa, que nasceu na Itália, mas com apenas dois meses de idade veio morar no Brasil. Ela viveu no mosteiro da Imaculada Conceição, em Guaratinguetá. Mesmo sem muito contato com a comunidade, ela construiu a história de santidade.

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda
Irmã Terezinha conviveu com irmã Maria de Lourdes e diz que religiosa era caridosa no mosteiro em Guaratinguetá
Durante 10 anos, irmã Terezinha conviveu todos os dias com a irmã Maria de Lourdes. “Ela nunca dava uma ordem e sempre pedia por caridade”, disse a religiosa.

A vida simples, de contemplação e de caridade, fez irmã Maria de Lourdes ser considerada santa pelos fiéis, mas agora ela pode ganhar o reconhecimento oficial da igreja católica. O processo de pesquisa para a beatificação terminou essa semana. O resultado foi um raio-x minucioso da vida, da família e dos atos da candidata a santa. “Ouvi os testemunhos de pessoas que conviveram com a candidata à canonização e beatificação, e também procurei a documentação histórica acerca dessa pessoa”, explicou o padre Paulo Tadeu.

De acordo com os fiéis, mais de 1300 graças teriam sido alcançadas por intercessão da irmã Maria de Lourdes. Desse total, 17 casos foram investigados e documentos enviados ao vaticano, que agora vai analisar todos eles.

Os milagres precisam ser comprovados pela fé e pela ciência, por meio de laudos médicos. Por isso, a participação dos devotos é fundamental. “Para que esses milagres, esses testemunhos sejam também posteriormente encaminhados para a Congregação da Causa dos Santos, que vai fazer com que ela seja proclamada beata e mais tarde, santa”, contou o administrador do mosteiro, frei José Carlos.

Relatos

José Teodoro da Silva é devoto da madre há mais de 30 anos e tem convicção: desenganado pelos médicos, foi curado de um problema grave nos rins. Tudo por intermédio dela. “Ela tem grande acessibilidade a Jesus, quer dizer que o que ela pede, ela consegue”, relatou o aposentado.

Nesse processo, não existe um prazo para que a igreja católica tome a decisão final. O mosteiro da Imaculada Conceição, onde a Madre Maria de Lourdes viveu fica no km 61 da Via Dutra, em Guaratinguetá. A região tem outros cinco processos de beatificação, entre eles: o de Franz de Castro, advogado morto em Jacareí, em 1981; o da irmã Carminha, em Tremembé; o do padre Rodolfo e da Madre Tereza de Jesus, de São José dos Campos e do padre Vitor Coelho, de Aparecida.
 
Fonte: https://www.vnews.com.br/noticia.php?id=96791