Ibitinga aguarda beatificação de garoto

23-05-2011 14:01

Ibitinga aguarda beatificação de garoto

Está na fase final o processo de levantamento para a avaliação pela Igreja Católica do pedido de santificação de menino de 9 anos
Brás Henrique
Ibitinga - Um dos candidatos brasileiros a santo pela Igreja Católica é o menino Nelsinho Santana, falecido aos 9 anos, em 1964, em Araraquara (117 quilômetros de Bauru). O processo está na fase diocesana e os restos mortais, sepultados no Cemitério São Bento, de Araraquara, serão trasladados para uma urna, dentro da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, em Ibitinga (90 quilômetros de Bauru), cidade onde o garoto nasceu. Nem a família do menino sabia dos supostos milagres atribuídos a Nelsinho desde o seu falecimento.

O garoto teve de amputar o braço esquerdo e morreu após 18 meses de martírio, com fortes dores, mas sempre pedindo a Jesus que ajudasse as crianças. Uma cópia de sua certidão de óbito e orações a Deus seriam o caminho para os milagres atribuídos ao candidato a santo.

A vice-postuladora do processo, iniciado em 2009, Ana Lúcia Ferreira Frigioni, diz que estão sendo ouvidas as testemunhas, inclusive os parentes do menino, sobre sua vida e virtudes. Ela acredita que o processo será terminado até o início de 2012. O traslado dos restos mortais ocorrerá até lá, mas sem data definida. Geralmente, esse procedimento é feito sobre sigilo para evitar transtornos.

O túmulo de Nelsinho, agora um “servo de Deus”, é venerado por devotos em Araraquara. O padre Gerhard Rudolfo Anderer, de 75 anos, que conviveu com o garoto, é uma testemunha qualificada e já publicou um livro (“Nelsinho Para Todos”, pela Editora Santuário) que é distribuído gratuitamente pela igreja.

Filho de trabalhadores rurais, Nelsinho era o terceiro dos oito filhos do casal João Joaquim e Ocrécia (a única parente direta e já falecida). O menino caiu na fazenda onde os pais viviam e ele teve dores insuportáveis, que o levaram a duas internações antes de morrer.

Ele encarou tudo com humildade e avisou ao padre que Jesus o havia chamado. Nelsinho queria passar o Natal no céu. Ele morreu na véspera e foi sepultado no dia de Natal como indigente, pois a família não tinha dinheiro para bancar o funeral. Depois, sua sepultura perpétua foi doada por uma família religiosa.

Anderer cita como um suposto milagre atribuído a Nelsinho, que será enviado ao Vaticano, ocorrido em 2007, quando o menino Vitor da Silva Leitão, de 1 ano, que sofria de macroencefalia (crescimento anormal do crânio), foi curado, em Brasília, sem explicação médica. A família de Vitor tinha recebido a certidão de óbito de Nelsinho e pediu sua intercessão. Caso o Vaticano confirme o milagre, ele será considerado venerável. O passo seguinte, com outro milagre comprovado (Anderer tem mais dois catalogados para análise da igreja), seria a beatificação, antes da canonização (entrada na lista dos santos).

O caminhoneiro Antonio Joaquim de Santana, de 54 anos, é um dos irmãos de Nelsinho, o quarto da família. Ele diz que ficou sabendo da veneração ao túmulo do irmão e dos citados milagres há cerca de cinco anos. “Nunca mais tínhamos voltado a Araraquara”, explica ele. “A família está feliz, na expectativa dele virar santo.” Segundo ele, Ibitinga, com cerca de 53 mil habitantes, também vive a mesma expectativa.

Ana Lúcia ainda participa de dois outros processos de beatificação: do padre Donizetti Tavares de Lima, já em avaliação pelo Vaticano, e do irmão Roberto Giovanni (falecido aos 90 anos, em 1994). Padre Donizetti é conhecido nacionalmente e Tambaú tornou-se uma cidade de turismo religioso. Em Casa Branca, o corpo do irmão Roberto (seu processo também está na fase diocesana) está sepultado na Paróquia Santuário Nossa Senhora do Desterro.

 

Fonte: https://www.jcnet.com.br/detalhe_regional.php?codigo=208022