Igreja inicia mobilização para jornada de 2013
Igreja inicia mobilização para jornada de 2013
Rio (AE) - A próxima edição da Jornada Mundial da Juventude, evento da Igreja Católica para os jovens, só vai acontecer em julho de 2013 (provavelmente entre 23 e 28 daquele mês), no Rio, mas a mobilização vai começar daqui a menos de um mês. A cruz e a imagem de Nossa Senhora, símbolos do evento criado por João Paulo 2º e realizado pela primeira vez em 1986, chegarão ao Brasil em 18 de setembro e serão acolhidos em São Paulo. Os fiéis vão se concentrar no Campo de Marte, na zona norte, a partir das 9h. Durante a espera haverá participação de vários religiosos, como o padre Fábio de Melo, e shows com bandas de música católica.
A cruz e o ícone chegarão às 16h e meia hora depois será celebrada uma missa. A mobilização vai se estender até as 21h, quando a cruz será levada em carreata até a catedral da Sé, onde ficará durante a noite. No dia 19 terá início uma peregrinação dos símbolos por várias igrejas da capital. Às 8h do dia 20 vai ser promovida uma celebração de rua na Cracolândia, área da região central da cidade que concentra usuários de crack.
Os dois símbolos seguirão para Guarulhos no dia 23 e depois para o interior de São Paulo, onde ficarão até 31 de outubro. Vão seguir então para Minas Gerais e Espírito Santo, permanecendo nesses Estados ao longo de novembro, segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A intenção da entidade é que a cruz e a imagem passem por todas as 274 dioceses do País. A última parada antes de seguir para o Rio será no Vale do Paraíba, em março de 2013.
Normalmente esses símbolos chegam ao país-sede do evento no domingo de Ramos do ano anterior ao evento, mas a vinda foi antecipada para que a peregrinação envolva todo o País. A própria data da Jornada foi alterada - ela é realizada a cada três anos, mas, em sua 27ª edição, foi antecipada para não coincidir com a Copa do Mundo.
No Rio de Janeiro, poucas obras construídas para a Olimpíada de 2016 estarão prontas em 2013. Uma delas é a Transoeste, via que vai ligar os bairros de Santa Cruz e Barra da Tijuca, na zona oeste. Para hospedar os 3 milhões de fiéis que são aguardados, a prefeitura conta que os católicos ofereçam suas casas.
Fonte: tribunadonorte.com.br/noticia/igreja-inicia-mobilizacao-para-jornada-de-2013/193277