Igreja Católica fará show em SP para chegada dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude e espera reunir 100 mil

31-08-2011 19:51

Igreja Católica fará show em SP para chegada dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude e espera reunir 100 mil

Marcelle Ribeiro (marcelle.ribeiro@sp.oglobo.com.br)

SÃO PAULO - Os eventos preparativos para a chegada do Papa Bento XVI ao Brasil e para a Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá em 2013 no Rio de Janeiro, começam no dia 18 de setembro, em São Paulo, com um dia de shows e celebrações religiosas. A capital paulista será a primeira cidade brasileira a receber a cruz símbolo da jornada e também o ícone de Nossa Senhora, que chegarão na manhã do dia 18, vindos da Espanha, onde o Papa anunciou que o Rio será a próxima sede do evento.

No Campo de Marte serão realizados eventos musicais de artistas católicos, como o padre Fábio de Melo, a partir das 10h.

A chegada da cruz e do ícone no Campo de Marte está prevista para 16 horas.

A expectativa do secretário geral do Regional Sul 1 e bispo referencial da Juventude na Arquidiocese de São Paulo, Dom Tarcísio Scaramussa, é que de 80 mil a 100 mil pessoas participem no próximo dia 18 do evento no Campo de Marte. A cruz e o ícone ficarão na cidade até o dia 23 de setembro. Neste período, circularão em várias paróquias. No dia 23, os símbolos seguirão para Guarulhos e ficarão no estado de São Paulo até de 2 de novembro, quando seguirão para o estado de Minas Gerais.

A cruz de madeira, de 3,8 metros de altura, vem passando por vários países desde 1984, quando o Papa João Paulo II disse que ela deveria ser um símbolo de fé para os jovens e que ela deveria ser levada para as dioceses dos países que sediassem a Jornada Mundial da Juventude, encontro de jovens católicos. O ícone de Nossa Senhora passou a ser levado para diversos países em 2003.

Os dois símbolos passarão por 275 dioceses espalhadas por todo o país, além das capitais da Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile, antes de chegar ao Rio de Janeiro em 21 de abril. A Jornada acontecerá em julho do mesmo ano.

O arcebispo de São Paulo, cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, afirmou que não há nenhuma previsão de que o Papa visite São Paulo ou outra cidade brasileira que não o Rio de Janeiro, mas lembrou que a programação de Bento XVI no país ainda não está fechada.

Ele admitiu que a Igreja Católica, assim como universidades e sindicatos, tem perdido força no Brasil, mas acredita que eventos como o programado podem ajudar a revitalizar a religião católica.

- É claro que o trabalho da igreja visa também, através deste evento, passar melhor a mensagem da igreja à juventude e propor uma adesão renovada a Jesus Cristo. Esperamos sim que o evento possa ajudar o jovem a ter uma atenção renovada aquilo que a igreja propõe - disse Dom Odilo.

Dom Tarcísio Scamussa disse que a violência no Rio preocupa e que acredita que medidas para que a jornada mundial da juventude aconteça em segurança já estejam sendo tomadas.

Fonte: extra.globo.com/noticias/rio/igreja-catolica-fara-show-em-sp-para-chegada-dos-simbolos-da-jornada-mundial-da-juventude-espera-reunir-100-mil-2561408.html