Igreja deve dialogar com a cultura digital, defende dom Cláudio

15-10-2011 19:54

Igreja deve dialogar com a cultura digital, defende dom Cláudio

em 15/10/2011 02:00:00 (102 leituras) Open in new window

Tema escolhido pelo papa Bento 16 para o próximo Dia Mundial das Comunicações é “Silêncio e Palavra: Caminho de Evangelização”

Foto: Divulgação - “Tenho de falar uma linguagem que o homem e a mulher de hoje entendam”, explica

A Igreja tem de falar a linguagem do homem moderno, se quer ser entendida. Esta foi uma das mensagens do Presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, em sua manifestação realizada este mês, na Jornada da Comunicação Social, em Fátima, Portugal.

Em seu discurso sobre a “Era Digital e comunicação na Igreja Católica”, o prelado disse que, “a igreja deve dialogar com esta cultura digital originada pelas novas tecnologias. Necessitamos fazer este diálogo, porque é o diálogo com o homem de hoje, cuja vida está marcada, transformada por estas tecnologias. Tenho de falar uma linguagem que o homem e a mulher de hoje entendam”, afirmou Dom Claudio.

Segundo ele, “uma coisa é falar com uma criança de dez anos, outra é falar com um homem de 40 ou com um homem de 60, são momentos distintos da vida, e a minha linguagem deve sintonizar-se com a experiência humana, com as exigências, os desejos, os sofrimentos, as alegrias de cada momento da vida. Esta é uma das grandes tarefas”, destacou.

O presidente do Conselho Pontifício disse, ainda, que o tema escolhido pelo Papa Bento XVI para o próximo Dia Mundial das Comunicações é “Silêncio e Palavra: Caminho de Evangelização”.

Dom Cláudio Maria Celli explicou que Bento 16 e a igreja se preocupam com o lado humano e não apenas tecnológico da nova cultura digital.

“O santo padre quer convidar-nos a compreender que a comunicação deve ter sempre uma dimensão humana. O papa pede que a comunicação, com ou sem tecnologia, seja uma comunicação profundamente humana e é indiscutível que se exija um silêncio”, disse.

Fonte: www.tribunatp.com.br/modules/news/article.php?storyid=10444