Jovens recebem bênção do bispo para o encontro com Bento 16

28-07-2011 13:03

Jovens recebem bênção do bispo para o encontro com Bento 16

Jundiaí leva cerca de 700 garotos e garotas para se encontrar com outros milhares na Jornada Mundial da Juventude, em Madri; evento tem objetivo de partilhar com todo mundo a esperança da juventude comprometida com Jesus Cristo

Clodoaldo de Silva/Agência BOM DIA Anderson Luiz Silva, da comunidade da Paróquia de Santo Antônio: vendas de pizzas para pagar viagem Anderson Luiz Silva, da comunidade da Paróquia de Santo Antônio: vendas de pizzas para pagar viagem

Kadija Rodrigues
Agência BOM DIA

Com as malas quase prontas, a nutricionista Roberta Marcassa, 22 anos, controla a ansiedade e os dias no calendário à espera do dia 16 quando desembarca em Madri, na Espanha, e participa, pela primeira vez, da JMJ (Jornada Mundial da Juventude), evento da Igreja Católica que reúne milhares de jovens do mundo todo para orações, catecismo e encontro com o papa Bento 16. Só de Jundiaí, cerca de 700 pessoas embarcam para a Europa.

Hoje ela participa da missa de envio dos jovens, a partir das 19h30, na catedral, presidida pelo bispo Dom Vicente, que dará uma benção especial para todos que vão ao JMJ. Roberta faz parte do grupo de jovens da igreja Beato Frederico Ozanan e junto dela, outros nove adolescentes estarão na jornada.

E foram longos dois anos e meio arrecadando dinheiro para a viagem e hospedagem em Madri. O custo ficou estimado em U$ 2,1 mil (cerca de R$ 3,2 mil). “Vendemos trufas todos os sábados após as missas”, explica Roberta.

Assim como ela, o estudante Anderson Luiz Silva, 19, participante da paróquia de Santo Antônio, no Anhangabaú, vendeu pastel, pizzas prontas, almoços e camisetas para levantar o dinheiro que levará além dele, outros 27 jovens da comunidade. “Frequento a paróquia desde que nasci e quero aproveitar essa oportunidade”, diz. “Espero que seja uma grande experiência.”

Coordenação /Enquanto os jovens contam os dias nos dedos, a coordenadora Silvana Fortes de Oliveira, 42, secretária da igreja do Anhagabaú está preocupada. “São vários jovens que estarão sob minha responsabilidade, mas Deus está na frente de tudo”, diz.

‘A sensação é de não estarmos sozinhos aqui’

Pela segunda vez o estudante Jonatas Fortes de Oliveira, 19 anos, participa do encontro e alerta para alguns cuidados que os novatos precisam ter. “Muitos acabam se vislumbrando com a viagem e o local onde será o evento que esquecem o intuito principal”, explica.

Segundo ele, os jovens vão levar um sinal de que a Igreja Católica está viva. “Geralmente vamos para lugares que isso não é enxergado, como foi em Sidney, na Austrália, em 2008”, diz. De acordo com Jonatas, muitas igrejas estavam fechando as portas.

Foram 24h de voo, passando por Argentina, Nova Zelândia e Austrália. “A cidade é linda, padrão de vida elevado, mas muitos jovens fumando, com índice de suicídio altíssimo, é muito vazio”, lembra Jonatas. “Do encontro, a melhor sensação é saber que não estamos sozinhos nesse mundo e estou ansioso para me encontrar com Deus mais uma vez.”

Dom Vicente também vai para o encontro
O bispo Dom Vicente Costa acompanhará os cerca de 700 jovens e padres que partirão de Jundiaí nas próximas semanas para o encontro. É a primeira vez que um bispo acompanha o pessoal da cidade.

Brasil deve ser a bola da vez em 2014
Assim como a Copa do Mundo, o Brasil deve ser a bola da vez para a próxima jornada. Segundo Jonatas, o encontro seria na cidade do Rio de Janeiro. “Eles querem aproveitar toda a estrutura da Copa do para celebrar a jornada”, afirma. A JMJ acontece a cada dois ou três anos.

Fonte: www.redebomdia.com.br/noticias/dia-a-dia/61848/jovens+recebem+bencao+do+bispo+para+o+encontro+com+bento+16