Morre em Belarus o cardeal mais velho do mundo

21-07-2011 13:13

Morre em Belarus o cardeal mais velho do mundo

Kazimierz Swiatek, que era o cardeal mais velho do mundo, morreu nesta quinta-feira na cidade bielorrussa de Pinsk, aos 96 anos, informou o bispado da Igreja Católica de Belarus.

Segundo o episcopado, o Arcebispo de Minsk será enterrado na próxima segunda-feira na Catedral de Pinsk, informou a agência russa "Interfax".

O corpo de Swiatek será trasladado no sábado à Catedral da Santa Virgem Maria de Minsk, onde será realizado o velório e a missa de corpo presente.

Swiatek nasceu em 1914 no seio de uma família polonesa na cidade de Valsk, na atual Estônia, integrada então ao Império russo.

Após a guerra civil russa, a família de Swiatek emigrou à cidade polonesa de Baranovichi, território anexado pela União Soviética após a assinatura do Tratado Molotov-Ribbentrop.

Um mês depois da anexação, em setembro de 1939, ele foi detido e condenado à morte por espionagem, ficando detido na prisão de Brest, na então fronteira soviética com a Polônia invadida pelos nazistas.

Foi libertado pelos alemães em 1941, mas voltou a ser detido em 1944, quando Belarus Ocidental foi ocupada novamente pelas tropas soviéticas, e condenado a dez anos de trabalhos forçados na Sibéria.

Em 1991 foi nomeado Arcebispo de Minsk, e em 1994, cardeal presbítero.

Fonte: https://noticias.terra.com.br/noticias/0,,OI5253382-EI188,00-Morre+em+Belarus+o+cardeal+mais+velho+do+mundo.html