PANAMÁ SOLICITA MEDIAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA PARA RESOLVER CRISE SOCIAL NO PAÍS
PANAMÁ SOLICITA MEDIAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA PARA RESOLVER CRISE SOCIAL NO PAÍS
Panamá, 18 maio (RV) – Segundo fontes locais, o governo do Panamá solicitou formalmente, no sábado passado, a mediação da Igreja Católica em um diálogo nacional que visa a evitar um agravamento da crise social que está ameaçando o país. Os motivos são escândalos de corrupção, protestos pelas ruas pelo alto custo de vida e um aumento de tensões com partidos políticos.
De acordo com a agência Zenit, a solicitação foi assinada pela Secretaria de Comunicação do Estado, que afirmou também que o governo está empenhado em garantir a democracia e o respeito aos direitos humanos, bem como o direito à liberdade de expressão.
Representando a Igreja Católica, estará o arcebispo do Panamá e secretário geral da Conferência Episcopal panamense, Dom José Domingo Ulloa Mendieta. O prelado, em 24 de janeiro passado, já havia alertado o governo, através de uma carta, para a necessidade de um diálogo construtivo entre a mídia, a sociedade civil e o governo. Sua idéia era a de lançar um diálogo nacional sobre a liberdade de expressão, a qual foi agora acolhida pelo presidente panamenho, Ricardo Martinelli. (ED)
Fonte: https://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/articolo.asp?c=488369