Diocese de Foz lança campanha para concluir catedral
![]() Iniciativa conta com o apoio da Itaipu, que produziu as peças da campanha. Expectativa é arrecadar pelo menos R$ 1 milhão até o final do ano
A Diocese de Foz do Iguaçu lançou nesta manhã de quarta-feira (13) a campanha Mil Devotos Benfeitores da Catedral, com o objetivo de arrecadar fundos para a conclusão do principal templo da Igreja Católica na cidade. A Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, localizada na Vila A, está com quase metade da obra concluída. Com a campanha, a expectativa é reunir pelo menos mil devotos dispostos a doar mil reais para o projeto.
A Itaipu Binacional apóia a iniciativa com as peças desenvolvidas para a campanha (folhetos, cartazes, outdoor, anúncios impressos e vídeo institucional) e firmou parcerias com veículos de comunicação que irão veicular os anúncios gratuitamente.
Localizada ao lado do Centro Executivo da Itaipu, a Catedral está localizada, inclusive, em um terreno anteriormente doado pela binacional. O templo terá capacidade para 1.600 pessoas sentadas (1.200 na nave principal e 400 no mezanino). Até o momento, foram investidos R$ 4 milhões na obra, contando também com a fase atual, de construção do telhado, que deverá estar concluída dentro de dois meses.
“A conclusão da catedral é a realização de um sonho de 32 anos. Será um espaço para as diversas paróquias da região se reunirem e realizarem grandes celebrações”, afirmou o Bispo D. Dirceu Vegini, da Diocese de Foz.
Conforme explica o padre Paulo Carlos de Souza, responsável pela supervisão da obra, Nossa Senhora de Guadalupe é a padroeira da América Latina. “Por isso ela é também a padroeira da Tríplice Fronteira, o que é de grande significado para nós”.
Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, que também foi um dos primeiros doadores da campanha, a nova catedral será um marco para Foz do Iguaçu. “O desenvolvimento da Região da Tríplice Fronteira se deve, também, ao trabalho espiritual feito pelas diferentes religiões, entre elas a Católica. Para nós, é uma satisfação muito grande apoiar esse esforço para a construção da catedral”.
Por sua beleza e importância, a expectativa é que, além de congregar fiéis de toda a região de Foz, a catedral se torne também um atrativo e promova o turismo religioso na cidade. “Acreditamos que essa será uma campanha capaz de mobilizar muitas pessoas em Foz e região, e assim concluir esse projeto dentro dos próximos dois anos”, afirmou o superintendente de Comunicação Social da Itaipu, Gilmar Piolla.
Para aderir à campanha, basta ligar para 3524-4000 ou se cadastrar no site www.guadalupe.org.br. Os devotos receberão boletos bancários nos endereços cadastrados, com a doação de mil reais parcelada até 12 de dezembro de 2011.
Fonte: https://www.jornalofarol.com.br/ver-noticia.asp?codigo=8540 |