A bênção, beato João de Deus
A bênção, beato João de Deus
O reconhecimento do papa João Paulo II como beato pela Igreja Católica poderá ser visto por muitos que o acompanharam em vida. Contrariando a demora que tradicionalmente ocorre nesse tipo processo, a cerimônia de beatificação acontece amanhã, no Vaticano, presidida pelo papa Bento XVI, a partir das 10h (5h de Brasília).
A beatificação é o reconhecimento do primeiro milagre do papa e abre caminho para a canonização - a transformação em santo -, pedida por fiéis, logo após a sua morte, em 2005.
O milagre atribuído a Karol Wojtyla pela Igreja Católica é a cura inexplicável da religiosa francesa Marie Simon-Pierre, após súplicas a João Paulo II, meses após sua morte. A freira sofria de mal de Parkinson, assim como o papa. Para que ele seja considerado santo, um outro milagre precisa ser reconhecido pela Igreja.
O processo de beatificação foi iniciado meses após a morte de João Paulo II. A rapidez da Igreja, que costuma iniciar o processo cinco anos após a morte da pessoa, dividiu opiniões.
Divulgação
O arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti, durante encontro com João Paulo II, em agosto de 2002
Em Maringá, o fim de semana terá programação especial para a marcar a beatificação. Hoje, haverá vigília na Catedral, a partir das 22h. O encerramento está previsto para as 3h de domingo, com celebração de missa pelo arcebispo dom Anuar Battisti.
Fonte: https://maringa.odiario.com/maringa/noticia/413316/a-bencao-beato-joao-de-deus/