A doutrina social da Igreja em manual para professores
A doutrina social da Igreja em manual para professores
Bogotá (RV) - Foi apresentado nesta quarta-feira, 09, a docentes de universidades católicas da América Latina, o documento "Ensino da Doutrina Social da Igreja na Universidade, Guia do Professor".
Desenvolvido pelo Departamento de Justiça e Solidariedade do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) e pela Fundação Paulo VI, o documento pretende ser uma ferramenta para dar uma luz ante o sofrimento e desordem social presentes nos países latino-americanos.
Conforme o Celam, o texto “enriquecerá a formação dos universitários, futuros líderes, com conhecimentos, valores e atitudes que poderão ser implementados nos diversos âmbitos da empresa, da produção, da investigação, da política e dos meios de comunicação, visando à transformação e a humanização que todos necessitamos”.
A apresentação do documento contou com o secretário do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, Dom Mario Toso; o presidente do Departamento de Justiça e Solidariedade do Celam, arcebispo de Huancayo, no Peru, Dom Pedro Barreto; e o vice-diretor da Fundação Paulo VI, Universidade Salamanca, na Espanha, Padre Fernando Fuentes.
Dom Pedro Barreto convidou as universidades a trabalharem mais unidas e atentas às demandas do mundo de hoje, e recordou que “a missão da Igreja se baseia em três pontos importantes: o anúncio, a celebração e a prática da vida plena de Jesus”. Fazendo suas as palavras do Beato João Paulo II, afirmou que a Doutrina não é uma teoria, mas um estímulo à ação solidária da Igreja.
O encontro, encerrado dia 10, reuniu reitores e professores de universidades de 13 países.
(CM)
Fonte: www.oecumene.radiovaticana.org/bra/articolo.asp?c=536782