Acordo entre Angola e o Vaticano para clarificar actividade da Igreja

30-04-2011 21:07

Acordo entre Angola e o Vaticano para clarificar actividade da Igreja

Garrido Fragoso| Roma 

Embaixador Armindo do Espírito Santo

Fotografia: Kindala Manuel

O embaixador no Vaticano, Armindo do Espírito Santo, anunciou ontem em Roma que Angola e a Santa Sé estudam as modalidades para a celebração de um acordo que estabeleça as normas que devem reger a actividade da Igreja Católica no país.
Armindo do Espírito Santo, que falava aos jornalistas na capital italiana, lembrou que a Igreja Católica em Angola, além das acções que desenvolve no quadro da sua actividade específica, realiza actividades no quadro da vida social das populações nos domínios do ensino, saúde e assistência social.
“Com vista a normalizar essas actividades e estabelecer um quadro legal para as acções específicas da Igreja em Angola, está em estudo o estabelecimento de um quadro legal a ser criado no âmbito do relacionamento entre o Vaticano e o Estado angolano, através da eventual assinatura de um acordo”, afirmou. O diplomata angolano considera excelentes as relações entre Angola e o Vaticano, comprovadas com a visita que o Papa Bento XVI efectuou em 2009 ao país.
Armindo do Espírito Santo acrescentou que o privilégio de Angola ter recebido duas visitas papais e o apoio que as instituições da Santa Sé prestam ao país resulta do facto de a maior parte da população angolana ser cristã, e sobretudo católica.
O embaixador angolano no Vaticano considerou ainda que para os angolanos, a beatificação de João Paulo II tem um significado particular, porque o Santo Padre numa altura bastante delicada da história do país levou a sua solidariedade ao povo angolano.
Referiu que a questão da devolução dos bens da Igreja Católica pelo Estado angolano tem estado a ser tratada de um tempo a esta parte, sendo que, por isso, não cabe naquilo que se pretende estabelecer como quadro legal nas relações entre os dois Estados.
Armindo do Espírito Santo assegurou que muitos imóveis da Igreja já foram devolvidos, e a questão segue o seu curso normal.

Fonte: https://jornaldeangola.sapo.ao/20/0/acordo_entre_angola_e_o_vaticano_para_clarificar__actividade_da_igreja