Anjos: Protetores e irmãos na Fé

28-03-2011 11:06

 

Blog de catolicismosemsegredo :Catolicismo sem Segredo, ANJOS : PROTETORES E IRMÃOS NA FÉ

 
 

´´ Os anjos e os homens, criaturas inteligentes e livres, devem caminhar para seu destino último por opção livre e amor preferencial. Podem, no entanto, desviar-se. E, de fato, pecaram. Foi assim que o mal moral entrou no mundo, incomensuravelmente mais grave do que o mal físico. Deus não é de modo algum, nem direta nem indiretamente, a causa do mal moral. Todavia, permite-o, respeitando a liberdade de sua criatura e, misteriosamente, sabe auferir dele o bem. ``(Catecismo da Igreja Católica,parágrafo 311)

   ´´ Desde a Encarnação até a Ascensão, a vida do Verbo Encarnado é cercada da adoração e do serviço dos anjos. Quando Deus "introduziu o Primogênito no mundo, disse: - Adorem-no todos os anjos de Deus- " (Hb 1,6). O canto de louvor deles ao nascimento de Cristo não cessou de ressoar no louvor da Igreja: "Glória a Deus..." (Lc 2,14). Protegem a infância de Jesus, servem a Jesus no deserto, reconfortam-no na agonia, embora tivesse podido ser salvo por eles da mão dos inimigos, como outrora fora Israel.`` (Catecismo da Igreja Católica,parágrafo 333)

   Caros amigos e amigas em Cristo;escrevi estes dois parágrafos de nosso Catecismo para saber o que a Igreja diz sobre eles e para refletir :eles também fazem parte da Igreja,e se é motivo de susto,os anjos também podem pecar,podem se desviar de Deus,mas os anjos são criaturas mais inteligentes do que o ser humano,pois dominam todos os campos da física que os homens levaram milênios para vencer,como por exemplo,nós humanos só criamos o avião,vencendo a gravidade no início do século XX,já eles,desaviam a ciência como se fossem ilusionistas.

   Anjos em grau de inteligência são superiores a nós,mas eles não são oniscientes e onipotentes ou onipresentes,pois só Deus é.Um anjo pode pecar,mais isto é muito dificil,mas quando um anjo se rebela contra Deus,ele pode ser mais perigoso do que um serial killer que já ouvimos falar,pois todo anjo,que agora chamamos de demônios.logo após se rebelarem contra Deus,focalizaram nós como alvos para sermos destruidos,por causa de nossa criação da parte de Deus,por sermos criaturas Dele,Satanás e seus anjos caídos visam destruir aquilo que Deus mais ama,o ser humano.

   Mas há anjos que protegem e zelam pela Igreja,desde o anjo Gabriel que anunciou à Nossa Senhora que Ela seria a Mãe do Salvador,até São Miguel Arcanjo,que luta frente a frente contra o Maligno,como nos mostra o livro do Apocalipse 12.

  Devemos pensar o seguinte : ao mesmo tempo que Deus permite o mal na Terra,como afirma o primeiro parágrafo do Catecismo,pois Deus não deseja interferir em nosso livre arbítrio,mesmo que se faça algo errado,Deus sabe tirar algo de bom do que é mau.Ou seja,Deus permite o mau respeitando a liberdade de cada criatura,mas isto não significa que a misericórdia Dele aniquila Sua justiça.Isto fica claro na parábola do Trigo e do Joio,onde Jesus disse que os ceifeiros são os anjos,ou seja,os anjos nos guardam,mas ao mesmo tempo eles são o braço da Justiça Divina.

   Certa vez por exemplo,narra as Sagradas Escrituras,que o  rei assírio Senaquerib  declarou guerra à Judá.O Reino de Israel já havia caído nas mãos destes invasores,mas o rei Ezequias,o último rei israelita com fama de santidade se desesperou diante das ameaças deste outro rei e apresentou  a  carta onde estavam as ameaças  ,  ao  altar no Templo de Deus.De acordo 2 Reis 19,35,um anjo do Senhor matou 185.000 soldados assírios.Isto mostra que os anjos são protetores,mas ao mesmo tempo ,soldados de Deus e justiceiros Dele.

   Imagine alguém sozinho matar 185.000 soldados bem treinados militarmente,pois para quem se aprofundou em História,ainda mais na História da Idade Antiga,saberá que depois dos romanos e espartanos,os assírios tinham o exército mais poderoso do mundo e  eles  eram conhecidos como exelentes caçadores e guerreiros,e também os assírios eram conhecidos por sua crueldade com os povos dominados.Isto mostra que os anjos são muito superiores e fortes do que nós humanos,ao ponto de 185.000 pessoas não conseguirem escapar da fúria de um só anjo,que foi mandado por Deus para proteger os judeus que estavam numa grave situação diante dos assírios.

    Somos imagem e semelhança de Deus,e até São Paulo certa vez escreve que nós julgaremos os anjos,mas ele se referia não aos anjos que estão em estado de graça,mas  aos que cairam e se tornaram mais pecadores do que nós.Nós como Igreja julgaremos e combateremos o mal como algo grave e reprovável.

   Estas criaturas estão presentes diante de Deus e conhecem os mistérios da fé com mais intensidade do que muitos homens e mulheres.Como afirma a Igreja,os anjos foram criados por Deus e pertencem à Ele como nós.Por isto somos irmãos e além disso,os anjos são a Igreja Celeste,eles fazem parte da Igreja Triunfante.Para terminar,fiquem na paz de Nosso Senhor Jesus Cristo !

Pax et bonum !

  contato : danielpedroc@bol.com.br