Arcebispo de Boston alerta para o combate à pedofilia dentro da Igreja

13-05-2011 13:43

Arcebispo de Boston alerta para o combate à pedofilia dentro da Igreja


O Arcebispo de Boston considerou, esta quinta-feira, que as dioceses devem cooperar com as autoridades civis para combater a pedofilia dentro da Igreja Católica, lembrando que perante os abusos sexuais cometidos por elementos do clero é preciso que «haja normas para todos os países para tratar o problema».

«Cada diocese deve, realmente, planear como enfrentar o problema, ajudar as vítimas de abuso sexual e trabalhar conjuntamente com as autoridades civis para fazer das nossas instituições católicas os lugares mais seguros para as crianças», disse Sean O'Malley, numa conferência em Fátima, antes da peregrinação de 12 e 13 de Maio.

«Acho que a Santa Sé está a trabalhar nisto agora, mas isso será uma grande ajuda para tratar do problema do abuso sexual de menores no mundo inteiro», afirmou o responsável, que substituiu o cardeal Bernard Low, acusado de encobrir casos de abusos sexuais a menores na diocese de Boston.

O Arcebispo disse que quando chegou à diocese, em 2003, havia «muitos problemas». «Mas com a ajuda de Deus e com muitos bons católicos vamos superando os problemas e estou muito feliz de dizer que a nossa situação é muito melhor», sublinhou.

O cardeal norte-americano, que lidera a comissão de inquérito sobre os abusos sexuais cometidos pelo clero irlandês, preside esta quinta e sexta-feira, pela terceira vez, à peregrinação internacional ao Santuário de Fátima.

Fonte: https://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=262823