Bento XVI aceita demissão de mais um bispo irlandê

23-11-2011 20:27

Bento XVI aceita demissão de mais um bispo irlandê

 

O Papa aceitou hoje a demissão de mais um bispo irlandês, deixando sete das 26 dioceses católicas sem pastor. Na calha poderão estar mais abandonos, devido aos escândalos relacionados com o abuso de menores.

Seamus Hegarty, de 71 anos, apresentou a sua demissão da diocese de Derry – uma diocese no norte do país – há duas semanas e justificou-se com uma doença «irreversível» que não especificou.

O prelado deverá também fazer parte de uma investigação autorizada pela Igreja às denúncias de abuso sexual na diocese de Raphoe, onde estivera anteriormente.

No início deste ano, altos responsáveis da Igreja Católica visitaram o país para estudarem a forma de reorganizarem a instituição. Uma das propostas em cima da mesa é a fusão de dioceses, e consequente eliminação de cargos de chefia, de acordo com um jornal católico irlandês. Onze das dioceses têm menos de 100 mil fiéis.

Três dos seis bispos que abdicaram desde 2009 saíram depois do escândalo de encobrimento de casos de pedofilia. Três outros saíram por terem ultrapassado os 75 anos, mas não foram substituídos.

AP/SOL

Fonte: sol.sapo.pt/inicio/Internacional/Interior.aspx?content_id=34541