Bispo considera Páscoa grande dia para a igreja Católica
Bispo considera Páscoa grande dia para a igreja Católica
Menongue - O bispo da Diocese Católica de Menongue, província do Kuando Kubango, dom Mário Lukunde, considerou hoje, domingo, a Pascoa como grande dia para os cristãos e para a igreja, visto que Jesus Cristo ressuscitou, venceu a morte e deu a vida pelos fiéis.
O prelado, que falava na missa dominical da Páscoa, disse que Jesus Cristo ao ressuscitar dos mortos muda os tempos, passando da era antiga (Antigo Testamento) para a nova, do Novo Testamento, porquanto o antigo passou.
Mário Lukunde explicou aos cristãos que a Páscoa não começou com Jesus, uma vez que ela já foi celebrada na antiga era dos Judeus, para comemorarem o dia que Deus os libertou da escravidão do Egipto e os conduziu à terra prometida, e eles celebravam todos os anos, agradecendo as maravilhas que Deus tem operado a seu favor.
Segundo explicou, Jesus aproveita a Páscoa dos Judeus para instituir uma nova Páscoa. Na antiga comia-se a carne do cordeiro com o pão não fermentado e ervas amargas, mas que na nova Ele mesmo se entrega e diz " Tomai e comei a minha carne, para que tenhais a vida eterna. E todas as vezes que o fizerdes, fazei em memória de Mim”.
Acrescentou que o domingo de hoje pode ser chamado “domingo de testemunhas”, pelo que os cristãos devem testemunhar a toda gente, dizendo que Ele vive e não está morto porque ressuscitou dos mortos, daí que se deve pregar este acontecimento.
O bispo referiu que os cristãos devem se redobrar em actos positivos na terra, sobretudo nesta época da Páscoa, em que deve deixar de praticar o mal, o pecado e tomar um novo rumo para à perfeição do alto, consubstanciado na vida com Cristo.
De acordo com dom Mário Lukunde, com a ressurreição de Cristo os cristãos devem mudar de vida, arrependendo-se, convertendo-se, deixar a vida antiga, o mal, o pecado e passar à graça à vida de Deus, um esforço que deve ser feito por todos cristãos, porquanto isto é o significado da Páscoa.
“Hoje somos convidados a ser testemunha da ressurreição de Cristo, sobretudo as mulheres”, nós somos filhos da ressurreição, porque Cristo venceu a morte, caminha na nova vida, assim como nós também precisamos de caminhar para esta vida”, afirmou.
Fonte: https://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/sociedade/2011/3/16/Bispo-considera-Pascoa-grande-dia-para-igreja-Catolica,6ae5da61-3083-4048-b1ef-5a2886b44c23.html