Caminhada pela vida
Caminhada pela vida
Manifestação em Cuiabá tem o objetivo de frear a aprovação de lei que descriminaliza o aborto no país
|
|
|
ANA ADÉLIA JÁCOMO
Da Reportagem
Cuiabá será palco hoje da primeira grande manifestação contra o aborto. A concentração será na Praça 8 de abril, a partir de 8h30, em frente ao Choppão, e a ideia é marchar até o Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho, na Avenida Isaac Póvoas.
A Campanha Contra o Aborto é uma mobilização Nacional da Renovação Carismática Católica (RCC) contra a aprovação da lei nº 1135/91, que prevê a total descriminalização do aborto no país.
A Renovação Carismática Católica de Cuiabá é quem está organizando o evento. Só no último “Vinde e Vede”, realizado este ano, a igreja colheu mais de 10 mil assinaturas contra o projeto.
No Brasil mais de um milhão de pessoas já assinaram o documento, que será entregue no Congresso Nacional a fim de derrubar o projeto, que ainda não foi sancionado. Esta será a última manifestação que a Renovação Carismática Católica irá promover antes de enviar as assinaturas a Brasília. A expectativa é de que mais de três mil pessoas participem da Caminhada Pela Vida.
Célia Regina Miranda é a organizadora do evento e diz que a principal motivação do movimento é demonstrar a indignação da igreja em relação ao projeto de lei.
“Para os cristãos, Deus tem um plano de vida para todos desde o momento da concepção e o aborto é um atentado contra a vida”, afirma ela.
Célia explica que interromper uma gestação não resolveria os demais problemas sociais existentes no Brasil. A alta criminalidade, problemas na saúde pública e a má distribuição de renda deveriam ser encarados como principais focos originadores dos problemas sociais.
“Além do mais, as pesquisas mostram que 80% da população do país é contra o aborto”, explica ela.
Célia diz que a igreja Católica não recebeu nenhuma ajuda governamental para realizar a campanha. Ela afirma que a equipe de voluntários, sim, gastou com trio elétrico, faixas, divulgação e cartazes. No local serão vendidas camisetas para o público como forma de arrecadar fundos para a campanha.
“Nenhum político se dispôs a entrar na marcha conosco. Até procuramos alguns que se dizem cristãos, mas não recebemos retorno”, afirma ela.
Após a passeata, que será acompanhada por líderes do movimento e autoridades locais, haverá a celebração da Santa Missa no Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho (Morro do Seminário).
O reitor do Santuário e coordenador dos Movimentos e Pastorais da Arquidiocese de Cuiabá, Pe. Kleberson Paes, presidirá a celebração juntamente com o vigário da Paróquia Cristo Rei, Pe. Paulo Ricardo de Azevedo Júnior.
Fonte: www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=403131