Cyberespaço e igreja

02-12-2011 16:38

Cyberespaço e igreja

O presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais da Igreja Católica, arcebispo dom Cláudio Celli, fez um balanço no jornal L’Osservatore Romano concernente o Congresso sobre a Igreja Católica e a Cultura Digital, que foi realizado no Chile entre os dias 17 a 19 de outubro deste ano.


Segundo o referido prelado “os habitantes deste continente digital são agora mais de dois bilhões em todo o mundo e estão conectados, principalmente, através dos telefones celulares”. A variedade de celulares é grande. Dos modelos mais simples aos celulares Novo Nokia N9, Motorola MB525 e Samsung Wave 723 e Blackberry. Estamos vivendo uma nova forma de realidade na área de comunicação, embora não visível a olho nu, sobre pessoas reais.


Hoje em dia os jovens se comunicam através da internet, Facebook, Orkut, Twitter, blogs, iPhone e Smartphone. O Vaticano acredita que a metade mais jovem dos fiéis católicos do mundo habita neste território e “quem sabe se a nossa linguagem, e nossa mensagem conseguem ser significativa para eles?”


O Vaticano afirma que os meios sociais devem ser campo de missão. “Como esses jovens podem sentir-se tocados pelo amor de Deus se ninguém comunica a mensagem de Cristo a eles?”. Não há dúvida, o Vaticano acredita que o cyberespaço deve ser considerado, cada vez mais, uma grande oportunidade para a evangelização.


O papa Bento XVl tem encorajado os fiéis católicos a fazer parte efetiva no campo da comunicação, colocando o evangelho como centro da mensagem a ser difundida e convidando-os a conhecer a nova realidade da aldeia global.


Para dom Cláudio Celli, “a comunicação está realmente no DNA da Igreja e ela não pode ignorar qualquer fase ou objetivo da comunicação, muito menos a ‘cultura digital’ causada por novas mídias”. A Teologia da Comunicação tem como objetivo aprofundar o conhecimento de Deus do ponto de vista da comunicação. A Cultura Digital está aqui para ficar e a Igreja Católica precisa compreendê-la e usá-la.

 

Pe. Brendan Coleman Mc Donald

Redentorista e assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

Fonte: www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2011/12/02/noticiaopiniaojornal,2347548/cyberespaco-e-igreja.shtml