Governo do Sudão do Sul quer proximidade com a Igreja Católica

29-11-2011 19:10

Governo do Sudão do Sul quer proximidade com a Igreja Católica



Juba (RV) – Uma colaboração mais estreita entre Governo e Igreja no Sudão do Sul para lançar bases sólidas de paz e estabilidade para o novo Estado. Esse foi o desejo manifestado pelo Presidente do país, Salva Kiir, durante uma cerimônia pelo jubileu de prata da diocese de Yei, da qual participaram todos os bispos do país.

Segundo um comunicado do Governo, o Presidente elogiou o desempenho da diocese em favor da unidade, da paz e da reconciliação na província, trabalho que inclui estar atenta às forças que querem desestabilizar o Sudão do Sul.

O Arcebispo de Juba e Presidente dos bispos do país, Dom Lukudu Loro, pronunciou-se na cerimônia e apresentou o aniversário da diocese de Yei como um milagre na história da Igreja no Sudão do Sul, anunciando ainda que os bispos pediram ao Papa Bento XVI a criação de outras dioceses no território.

Atualmente, o novo país possui uma arquidiocese e seis dioceses, em contraste com o Sudão do qual se desmembrou, este de maioria muçulmana, onde há uma arquidiocese e uma diocese para todo o território.

Após a independência do Sudão Sul, os bispos decidiram manter uma única Conferência Episcopal com duas Secretarias independentes, uma em Kartum e outra em Juba. (ED)

Fonte: www.oecumene.radiovaticana.org/bra/articolo.asp?c=542046