Há 40 dias sem carne

21-04-2011 13:13

Há 40 dias sem carne

 

Mesmo que a Igreja Católica tenha declarado que comer carne vermelha na Sexta-Feira Santa não é pecado, ainda existem muitas pessoas que observam a recomendação para não comer. A professora aposentada Sonaime Vargas é uma delas. E, inclusive, vai mais além: ela não come nenhum tipo de carne em nenhum dia da Quaresma, como era no passado.
Explica que, há dez anos, vem mantendo essa tradição. Aniversariando dentro da Quaresma, diz que oferece churrasco para os familiares e amigos, mas se abstém de comer. “Ofereço esse sacrifício a Deus pela conversão dos pecadores.”
Sonaime, que há três décadas integra o movimento da Renovação Carismática de Santa Cruz, avalia que os cristãos deveriam recuperar muitas das tradições da Quaresma, principalmente o recolhimento, o silêncio, a abstinência e a confissão. “O mundo está carente de práticas espirituais, de momentos em intimidade com Deus.”

Peixe é símbolo cristão

É costume entre os católicos, na Sexta-Feira Santa, substituir a carne vermelha pelo peixe. Conforme o sociólogo César Goes, o peixe está presente em passagens da Bíblia e é um símbolo antigo do Cristianismo. Quando seus seguidores eram perseguidos e não podiam ostentar seu símbolo maior que era a cruz, essa era representada pelo peixe.

 

Fonte: https://www.gaz.com.br/gazetadosul/noticia/274285-ha_40_dias_sem_carne.html