Igreja Católica recebe cada vez mais fiéis
Igreja Católica recebe cada vez mais fiéis
Milhares de pessoas entram na Igreja Católica depois de um percurso de preparação que culmina na Vigília Pascal, refere um estudo veiculado pela Agência Ecclesia.
O número de adultos a pedir o Batismo aumenta no nosso país, numa época de forte secularização, com as opções dos pais que relegam esta decisão para a própria vontade dos filhos, e com a chegada de imigrantes de países não cristãos.
Em Portugal, a maioria esmagadora dos Batismos continua a decorrer antes do primeiro ano de vida (perto de 75 mil), mas nos últimos tempos são já mais de sete mil (números de 2008, últimos dados disponíveis) os que, anualmente, se tornam católicos depois dos 7 anos, idade que a tradição da Igreja associa aos que “atingiram a idade da razão”.
Hoje em dia o número de Batismos depois dos 7 anos representa, em todo o mundo, cerca de 15 por cento do total.
Desde os primeiros tempos da Igreja Católica que o tornar-se cristão se processa através de um percurso estruturado, em fases diversas, que culminava com o Batismo na Vigília Pascal.
A importância deste gesto é tal que se considera que a liturgia batismal da Vigília só atinge a sua plenitude quando se celebra o Batismo de adultos (catecúmenos, com aconteceu ontem com três jovens, na Sé do Funchal) ou pelo menos de crianças
Fonte: https://www.jornaldamadeira.pt/not2008.php?Seccao=7&id=181619&sup=0&sdata=