Inglaterra/Gales: «Volte a casa para o Natal», pedem bispos aos católicos que deixaram de praticar a fé
Inglaterra/Gales: «Volte a casa para o Natal», pedem bispos aos católicos que deixaram de praticar a fé
Lisboa, 30 nov 2011 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal da Inglaterra e País de Gales está a convidar os católicos que deixaram de praticar a fé, ou o fazem ocasionalmente, a regressarem à Igreja.
Os bispos lançaram a campanha “Come Home for Christmas” (Volte a casa para o Natal) através de uma página na internet que inclui mensagens de boas vindas de vários bispos, bem como a secção “As suas histórias”, onde constam testemunhos de aproximação à prática religiosa.
O site, aberto no começo do Advento, iniciado este domingo, apresenta também o espaço “What next?” (E a seguir?), reservado às pessoas que querem saber os passos a dar para regressarem à Igreja.
A campanha foi lançada alguns dias após a apresentação do ciclo de encontros “Ultrapassar os umbrais”, que pretende apoiar as paróquias inglesas e galesas no trabalho com os católicos não-praticantes.
A primeira reunião foi realizada a 12 de novembro em York, com a participação de 140 pessoas, seguindo-se encontros em Birmingham, Crawley, Westminster e Cardiff.
A iniciativa, que faz parte de um projeto a três anos do episcopado inglês e galês, previsto para terminar em 2013, integra também o itinerário para o próximo sínodo dos bispos, dedicado à Nova Evangelização, marcado para outubro de 2012, no Vaticano.
O documento preparatório da assembleia sinodal sublinha que no ocidente “muitos” batizados “vivem completamente fora da vida cristã, e cada vez mais pessoas, mesmo conservando alguma ligação com a fé, conhecem pouco, os seus fundamentos”.
RV/RJM