João Paulo II beatificado em tempo recorde. Os milagres da santidade

30-04-2011 21:30

João Paulo II beatificado em tempo recorde. Os milagres da santidade

A confirmação da cura de uma irmã acelerou o processo. O i conta-lhe como o Vaticano lida com o inexplicável

por Marta F. Reis

 
 
 
 
Marie Simon-Pierre não quer falar mais, quer regressar ao trabalho na maternidade de Puyricard, em Aix-en-Provence e aproveitar a sua segunda vida. A irmã francesa que em 2005, dois meses após a morte de João Paulo II e depois de uma oração por sua intercessão, acordou curada da doença de Parkinson que lhe toldava a vida aos 44 anos, é convidada de honra este fim-de-semana no Vaticano mas não deverá voltar a dar entrevistas. É a confirmação da sua cura como um milagre do antecessor de Bento XVI que conduz, este domingo, a uma beatificação em tempo recorde para a igreja católica. O responsável de comunicação da congregação das Irmãzinhas das Maternidades Católicas, de que faz parte Marie Simon-Pierre, adiantou ontem ao i que a religiosa fará uma comunicação breve esta manhã em Roma, depois de uma entrevista em Janeiro em que lembrou o sonho da noite de 2 para 3 de Junho, há quatro anos. "No meu sonho, sentia-me bem e já não era a mesma. Quanto me levantei, perto das quatro horas e meia da manhã, estava curada." No domingo à tarde, regressará a França de barco, com 700 peregrinos da sua terra-natal.

O milagre foi atribuído a João Paulo II em Janeiro e
 
levou ao passo inédito, por parte de Bento XVI, de dispensar os cincos anos que pela lei canónica devem passar-se antes do início do processo de canonização. Para João Paulo II ser santo terá de ser reconhecido um segundo milagre, trabalho que envolve dezenas de médicos especialistas e enviados da Santa Sé. Neste momento há 33 processos de beatificação e canonização com origem em Portugal pendentes no Vaticano, revelou ao i o cardeal Saraiva Martins. A estes juntam--se 16 pedidos para que "servos de Deus" sejam reconhecidos pela heroicidade das virtudes, entre eles o antigo bispo auxiliar da Guarda, Dom José Alves Matoso, ou o padre Abílio Gomes Correia. Manuel de Sousa e Silva, da arquidiocese de Braga e com experiência nas beatificações com origem nacional, explicou ao i que o decreto de venerável, emitido pelo Vaticano, é o primeiro passo para a beatificação e canonização. À excepção dos mártires, pessoas em que seja confirmado o homicídio por ódio à igreja e que desde 1983 podem ser de imediato considerados santos, todos os processos exigem confirmação de pelo menos um milagre. "Podíamos pensar que João Paulo II poderia ter dispensado o milagre - no dia do seu funeral o povo pediu que fosse santo de imediato. Mas a partir desse momento toda a gente iria querer que o seu candidato avançasse sem milagre." Um exemplo de um homem em lista de espera por não ter um milagre confirmado, relembra o padre, é Frank Duff, fundador da Legião de Maria - o processo deu entrada no Vaticano em 1996, depois de Duff ter morrido aos 91 anos, em 1980.

Análise exaustiva Saraiva Martins e Manuel Sousa e Silva garantem que o processo de validação dos milagres é exaustivo. Começa na diocese em que ocorre a cura, explica o padre de Braga. Em
 
bora neste momento não tenham nenhum relato em mãos, Sousa e Silva diz que, quando surgem, há uma enorme discrição. Um juiz e um promotor de justiça eclesiásticos, acompanhados de um médico, interrogam doentes e eventuais testemunhas. "São processos demorados, muitas vezes para cada testemunha há 100 questões. Ouvir uma pessoa pode demorar dias."

Depois de o caso ser validado a nível nacional é enviado para um comité do Vaticano conhecido por Consulta Médica, organismo que envolve mais de 60 especialistas dos principais hospitais e universidades do mundo, revelou Saraiva Martins. "Damos a estudar os casos para nos dizerem se aquela cura tem explicação a luz da ciência e do conhecimento actual." Para ser considerada milagrosa tem de ser imediata, completa e permanente. Cada caso é avaliado em primeira instância por cinco médicos, que poderão pedir mais documentos ou outras opiniões. Para ser confirmada terá de ter o consenso da maioria. O relatório é depois sujeito à apreciação e validação pelo Papa e colégio de cardeais. O pontificado de João Paulo II detém neste momento o recorde de canonizações: 296 (em que pesam centenas de mártires da guerra civil espanhola). Bento XVI já presidiu a três centenas. A última portuguesa com um milagre confirmado, a irmã Maria Clara do Menino Jesus (1843-1899), será beatificada no dia 21 de Maio, no Estádio do Restelo. É lhe atribuída cura de uma devota espanhola que sofria de uma doença degenerativa da pele, depois de, em 2003, ter rezado junto ao seu túmulo.
 

 

Imagem: Os restos mortais de João Paulo II foram ontem levados da cripta da Basílica de São Pedro para junto... Os restos mortais de João Paulo II foram ontem levados da cripta da Basílica de São Pedro para junto do túmulo do primeiro Papa

 

Fonte: https://www.ionline.pt/conteudo/120122-joao-paulo-ii-beatificado-em-tempo-recorde-os-milagres-da-santidade