México: ativistas que destruíram estátua da Virgem de Guadalupe são soltos

26-04-2011 13:00

México: ativistas que destruíram estátua da Virgem de Guadalupe são soltos

CIDADE DO MÉXICO — Um grupo de manifestantes que destruiu uma estátua da Virgem de Guadalupe na catedral do México foi libertado nesta segunda-feira, sem que tenha sido registrada nenhuma acusação. A Igreja Católica acusou o principal partido de esquerda de promover o ato como forma de provocação.

Os seis manifestantes, entre eles quatro mulheres, interromperam no domingo a missa de Páscoa do meio-dia e, após realizar proclamações contra a adoração de imagens, quebraram uma estátua da Virgem, provocando um tumulto quando milhares de fiéis enchiam a histórica catedral.

O promotor da Cidade do México, Miguel Ángel Mancera, afirmou que os detidos foram libertados sem acusações, já que a manifestação ocorreu em um local de livre acesso.

O Partido da Revolução Democrática (PRD), o maior grupo de esquerda, se isentou em um comunicado de qualquer responsabilidade no ato.

O porta-voz da Arquidiocese do México, o sacerdote Hugo Valdemar, considerou que, por trás do ato de "provocação, estão militantes do PRD", com quem mantém um confronto.

Valdemar foi advertido na última semana por um tribunal eleitoral por violar normas que proíbem aos prelados participar na política, por convocar os moradores da Cidade do México, governada pelo PRD, a não votar neste partido em 2012 por legalizar o aborto e o casamento homossexual na cidade.

Fonte: https://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5ijvCHxUel8LQAC5pcbKZZR-fSW7g?docId=CNG.8bb02c32fb04373e3af4948a0b0b5d98.1f1