Página inicial > Padre exorta para maior afectividade às mães
Padre exorta para maior afectividade às mães
08-05-2011 16:13
Padre exorta para maior afectividade às mães
Huambo - O padre Evaristo Costa Vianga, defendeu hoje, domingo, na cidade do Huambo, maior estima às mães do país, como reconhecimento as suas funções na família e na sociedade.
Falando em alusão ao Dia da Mãe que hoje se assinala ao nível da igreja, o também assessor arquidiocesano da juventude e vigário da igreja católica da Caála, apela à sociedade a viver a data com festa e reflexão.
"A mãe é tudo que uma pessoa pode ter, porque ninguém poderia existir sem a figura materna. Os jovens devem perceber o que representa a figura da mãe na sua vida, dando-lhe o respeito merecido", sublinhou.
O padre Costa Vianga lembrou que, "da mãe nascemos, aprendemos tudo, crescemos, e dela recebemos tudo aquilo que vai ser o edifício da vida".
No dizer do pároco, mãe alguma neste mundo desejou o mal para o seu filho, porque ao gerá-lo ela tem a consciência de que contribui na criação do mundo, como Deus o quis desde o princípio.
As mães, para além de gerarem a vida, olham para o indivíduo com esperança de que estes os engrandecerão e que sejam pessoas de referência na sociedade "O filho que estima a sua mãe também respeita outras pessoas da comunidade", disse.
Por outro lado, condenou as mulheres que praticam o aborto revelando que esta atitude não engrandece a figura da mãe.
"O filho venha de que maneira vier é uma graça de Deus, deve ser acolhido com e esperança de que é um dom de Deus. A vida surge exactamente desde aquele primeiro momento", sublinhou.
Por outro lado, a Conselheira da Sociedade de Mulheres da Igreja Metodista Unida, Albertina Wendo Machado, condenou os filhos que abandonam os seus pais em lares de idosos sem nenhum apoio.
Wendo Machado refere que as mães como educadoras devem ter linguagem cuidada, moderada e serem amigas dos seus filhos para os poder instruir num bom caminho para andar.
Referindo-se a Bíblia, a conselheira das mulheres disse "honra a sua mãe e o seu pai para que tenhas vida longa na terra".
Hoje, domingo, são realizadas, ao nível das igrejas cristãs diversas actividades teatrais e entrega de presentes as mães como símbolo de demonstração de carinho, amor e afecto.
Neste mês de Maio comemora-se também o dia 15 dedicado internacionalmente a família, cuja jornada está a decorrer sob o lema "famílias angolanas, unamo-nos no resgate dos valores morais, cívicos e culturais, edificando uma sociedade mais justa".