Páscoa derruba todos os santos
Páscoa derruba todos os santos
Como o Dia de São Jorge coincide com o Sábado de Aleluia, a igreja católica suspende as celebrações
Apesar de hoje ser o dia dedicado a São Jorge, o santo guerreiro, nada de comemoração na igreja católica. Neste ano, uma coincidência no calendário religioso suspende os festejos de Jorge no dia 23 de abril: é que o Sábado de Aleluia é um momento de vigília pascal onde se aguarda a ressurreição de Jesus. Neste dia, dedicado à reflexão e abstinência, não são realizadas missas.
A suspensão não tem muito efeito em Sorocaba, onde o santo não é tão popular. Mas em cidades onde ele é adorado, como o Rio de Janeiro, a população aguarda o ano todo pela festa. Quase 300 mil pessoas costumam se reuniu nas paróquias da Praça da República e bairros do subúrbio para celebrar o santo. O volume de fiéis que se mobilizam no dia do santo, que suplantou a fama do verdadeiro Padroeiro do Rio, São Sebastião, é equivalente a quatro Maracanãs lotados.
Sempre que houver estas coincidências os devotos dos santos ficarão sem a comemoração no dia correto, podendo ser antecipada ou atrasada conforme decisão da comunidade.
O padre Tadeu Rocha Moraes, pároco da Catedral de Sorocaba, lembra que todos os domingos do ano são dedicados à Páscoa. Mas especialmente no período da Semana Santa todas as comemorações da igreja são suspensas, compreendendo um período de duas semanas.
“Na segunda-feira, dia 25, por exemplo, é o dia dedicado a São Marcos Evangelista. É um dia após a Páscoa. E a recomendação também é para que se omita esta comemoração”, aponta padre Tadeu. “A comemoração da Páscoa tem precedência sobre qualquer data”, completa.
Neste ritmo, além de São Jorge e São Marcos, os santos que tiveram seus dias coincidindo com o domingo da Páscoa serão ainda menos lembrados na igreja. É o caso de São Fidélis, Santa Maria Eufrásia Pelletier, São Bento Menni.
Popular, como o time -São Jorge é padroeiro de Portugal, da Inglaterra e de vários exércitos e corporações policiais.
Mas também é padroeiro do Corinthians, um dos times mais populares do pais. Os fundadores do clube resolveram adotá-lo já que o nome que inspirou o time era da Inglaterra, o Corinthian Casuals.
Um filho de cristãos no comando do exército
Natural da Capadócia, região hoje pertencente à Turquia, Jorge era filho de cristãos. Depois da morte do pai, transferiu-se para Roma, onde tornou-se capitão do exército romano. Foi reverenciado até assumir com unhas e dentes sua fé.
3 d.C.
data deste século a saga de São Jorge.
Guerreiro foi torturado para negar sua fé
A perseguição a Jorge começou quando ele recusou-se a matar cristãos, sob as ordens do imperador Diocleciano. Torturado à exaustão, manteve-se fiel a Jesus.
Fonte: https://www.redebomdia.com.br/Noticias/Dia-a-dia/51834/Dia+de+Sao+Jorge++e+neste+sabado%3B+veja+artistas+que+sao+devotos+do+santo