Povo deve unir-se em defesa da vida
Povo deve unir-se em defesa da vida
Igreja católica de Honduras critica a corrupção e impunidade e apela os fiéis à acção. Honduras, que verificou em 2009 um forte período de crise política, é um dos países mais corruptos do mundo
Só unidos na fé, no amor e na esperança, os hondurenhos poderão enfrentar «a pesada cruz do desemprego, da violência, da falta de justiça, da impunidade e da corrupção», afirmou Juan Pineda. Durante a missa do domingo de Ressurreição, o bispo auxiliar de Tegucigalpa, capital do país, apelou os cidadãos a agir em defesa da vida. Recordou que há ainda muitas formas cruéis de morte, infidelidade, desamor, pobreza, dor e violência.
A educação é condição essencial para uma sociedade mais justa e solidária. «O nosso país precisa de ser educado em valores e em princípios, já que não é um segredo para nós que somos um país que necessita de educação para as crianças e para os jovens», declarou, segundo a agência Adital. Durante a via-sacra, o prelado comparou o sofrimento do povo ao de Jesus, na sua humildade, impossibilidade de se defender e condenação injusta.
Na tabela da organização, Transparência Internacional, Honduras é o quarto país onde há mais corrupção. Mais de 260 jovens com menos de 23 anos morreram na sequência de actos de violência, nos primeiros três meses do ano. Recorda-se que o país atravessou em 2009 um forte período de crise política iniciado com um golpe de estado que derrubou o presidente legítimo do país, Manuel Zelaya.
Fonte: https://www.fatimamissionaria.pt/artigo.php?cod=19041&sec=8