Religiosos definem ações em conjunto

30-04-2011 21:12

Religiosos definem ações em conjunto

Padres da Igreja Católica e pastores da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) promoveram uma reunião na última terça-feira. Entre os assuntos em pauta, dois chamam a atenção: a realização da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e o Curso Ecumênico de Estudos Bíblicos.
Conforme o padre Roque Hammes, que atua na divulgação dos assuntos do catolicismo, encontros semelhantes ocorrem três vezes por ano e servem para aproximar as igrejas. A reunião foi realizada na sede da IECLB, na Rua Venâncio Aires, e na abertura foram partilhadas as atividades que cada uma desenvolveu na Semana Santa. Além disso, foram analisados os temas que estão sendo trabalhados em 2011. Na Católica, o enfoque é A criação geme em dores do parto, dentro do que é proposto pela Campanha da Fraternidade. A IECLB trata do tema A paz na criação de Deus, e a IELB enfatiza  A igreja comunica a vida.
A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos ocorrerá de 5 a 13 de junho, em todas as partes do mundo. No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) decidiu por várias atividades. Em Santa Cruz, uma comissão formada pelo padre Alfonso Antoni e pastores Edemar Fuhrmann e Jair Quinot vai definir a programação.
Já está certo que a abertura será dia 5, às 19 horas, na Igreja Evangélica/Centro. O encerramento, no dia 11 de junho, ocorrerá na Igreja São José. Durante a semana, as atividades acontecerão em vários templos, sempre com o enfoque da oração em prol da unidade dos cristãos.

BÍBLIA
Por último, foi discutida a realização do curso de estudos da bíblia. Ele acontecerá em agosto, setembro e outubro. A primeira etapa será organizada pela IECLB, a segunda pela IELB e a terceira pela Católica. Entre os palestrantes estarão padres e pastores de Santa Cruz e São Leopoldo.
De acordo com Hammes, a bíblia dos luteranos e católicos é a mesma. No entanto, muitas vezes, as interpretações são diferentes. Por isso, o estudo em conjunto será importante, possibilidando a troca de ideias e a aproximação das três igrejas.

Fonte: https://www.gaz.com.br/gazetadosul/noticia/275673-religiosos_definem_acoes_em_conjunto.html