Secretário geral da CNBB é nomeado arcebispo de Campo Grande. Belo Horizonte, Vitória e São Paulo ganham bispos auxiliares

05-05-2011 13:15

Secretário geral da CNBB é nomeado arcebispo de Campo Grande. Belo Horizonte, Vitória e São Paulo ganham bispos auxiliares

O papa Bento XVI anunciou, nesta quarta-feira, 4, a nomeação do secretário geral da CNBB e bispo auxiliar do Rio de Janeiro, dom Dimas Lara Barbosa, novo arcebispo da arquidiocese de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Ele sucederá a dom Vitório Pavanello, 75, que teve seu pedido de renúncia aceito papa por causa da idade, conforme o cânon 401 § 1º. Em saudação enviada ao povo de Campo Grande, dom Dimas se apresenta como um “irmão entre irmãos”.

“Venho até vocês como um irmão entre irmãos, com o firme propósito de dar o melhor de mim mesmo, para que todos possamos crescer no conhecimento e na vivência da Palavra de Deus e da Fé da Igreja”, disse. (Veja a íntegra da mensagem aqui)

Bento XVI nomeou também o assessor da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB, padre Wilson Angotti Filho, bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG).

“Desde o momento em que, nos primeiros dias de abril, recebi a notícia de que o Santo Padre Bento XVI me nomeava como bispo auxiliar de Belo Horizonte, sinto-me muito unido a essa Igreja, situada no coração das Minas Gerais; o meu coração já começou a bater em sintonia com o de vocês, partilhando alegrias, preocupações, assim como as esperanças que os animam”, disse padre Wilson em mensagem enviada ao povo da arquidiocese de Belo Horizonte.

Com a nomeação do padre Wilson, Belo Horizonte passa a ter três bispos auxiliares.
Bento XVI nomeou, ainda, o padre Julio Endi Akamine bispo auxiliar de São Paulo, atual Provincial da Sociedade do Apostolado Católico (SAC), em São Paulo, ou Palotinos como a Sociedade é conhecida.

“Agradeço ao Papa Bento XVI por ter acolhido o pedido de nomear mais um bispo auxiliar para São Paulo e convido toda a Arquidiocese a agradecer comigo a Deus pela nomeação de Pe. Júlio”, disse o arcebispo de São Paulo, cardeal Pedro Odilo Scherer.

A ordenação episcopal do padre Júlio será no dia 9 de julho, na catedral metropolitana de São Paulo. Ele será o sexto bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo.

Dom Dimas

O novo arcebispo de Campo Grande é mineiro de Boa Esperança. Nascido em 1º de abril de 1956, foi ordenado padre no dia 3 de dezembro de 1988. Nomeado bispo auxiliar do Rio de Janeiro, recebeu a ordenação episcopal no dia 6 de setembro de 2003. Quatro anos depois, em maio de 2007, foi eleito secretário geral da CNBB.

Fonte: https://www.blogdacnbb.com/2011/05/coletiva-de-imprensa-desta-quarta-feira.html