Segurança Pública >> Polícia Civil pede participação da Igreja Católica no Ser Livre
Segurança Pública >> Polícia Civil pede participação da Igreja Católica no Ser Livre
O Ser Livre, programa de prevenção às drogas criado pela Polícia Civil em janeiro último, foi o assunto principal do encontro entre o delegado geral da instituição, Edemundo Dias de Oliveira Filho e o arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, na residência do líder da arquidiocese da Capital, hoje pela manhã. Edemundo fez um convite oficial à Igreja Católica para que integre, em parceria com o Ser Livre, as campanhas de prevenção às drogas desencadeadas no Estado pelo programa e que tem como objetivo atender um milhão de pessoas até o final do ano.
Edemundo Dias, que estava acompanhado do delegado Aristóteles Sakai, coordenador do Ser Livre, fez uma exposição a Dom Washington sobre o papel do Ser Livre, nascido da preocupação da Polícia Civil de Goiás com o avanço das drogas. “Vivemos um momento de dilaceração das famílias e, por consequência, da sociedade em geral. Precisamos fazer um enfrentamento, reunindo todos os segmentos de grande penetração social, no combate ao uso e ao tráfico de drogas e também com relação às drogas ilícitas, como o álcool e o tabagismo”, assinalou Edemundo Dias.
Para o chefe da Polícia Civil goiana a participação dos segmentos religiosos na prevenção às drogas representa uma grande contribuição. “As pessoas têm uma devoção especial pelas crenças religiosas e a Igreja Católica leva com muita propriedade e respeito, a palavra de Deus aos seus seguidores. Edemundo lembrou a Dom Washington Cruz que os evangélicos já estão integrados na missão do Ser Livre e a presença dos católicos representará um reforço considerável pela força que exercem na sociedade.
Dom Washington Cruz, acompanhado do padre Éverson de Faria Melo, disse ter gostado muito de tudo que ouviu do delegado geral da Polícia Civil sobre o Ser Livre e da importância da iniciativa. Garantiu para depois da Semana Santa uma resposta sobre a data para acertar a parceria com o programa de prevenção às drogas da Polícia Civil. Dom Washington vai nomear um interlocutor para tratar do assunto tendo em vista que o arcebispo de Goiânia é muito sobrecarregado nos seus compromissos diários.